event

Palestra sobre República da Guiné-Bissau

Mar

A Palestra sobre República da Guiné-Bissau vai ter lugar no dia 15 de Março no Auditório Don Bosco da USJ.

SOBRE A PALESTRA:

A República da Guiné-Bissau, encontra-se localizada na costa Ocidental de África, com uma superfície total de 36.125km2, constituída por uma parte continental e outra insular com mais de oitenta e oito ilhas. O País é guarnecido de um enorme arquipélago (Bijagós) composto  por ilhas, ilhéus e ilhotas,  fazendo dele um potencial turístico da África. Com uma população aproximadamente de 2. milhões de Habitantes, de várias etnias, permitem ao País ser um interessante mosaico cultural e linguístico perfeitamente integrado, harmonioso e pacífico.

O País tem inúmeros recursos minerais, (Minas de Fosfatos, Bauxite, Extração de Petróleo na Costa), bem como grandes riquezas naturais de alta qualidade (abundantes recursos Piscatórios proporcionando excelentes condições para actividades marítimas), com uma fauna e flora absolutamente únicas e diversificadas.

A Guiné-Bissau é membro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, (CEDEAO), composta por 15 Países Membros, com mais de 350 milhões de Consumidores e praticam a política de livre circulação de Pessoas, Bens e Capitais. Por isso, investindo na Guiné-Bissau, é uma porta de entrada para o mercado comunitário. O País pertence à União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), uma comunidade de oito (8) Estados, cuja moeda é o Franco CFA com uma população superior a 123 milhões de consumidores.

SOBRE O ORADOR:

Eng. Abdú Jacquité

Natural da República da Guiné-Bissau, o Eng. Abdú Jacquité é Licenciado em Economia e Gestão e Mestre em Gestão Económica (ano 2003) pela Faculdade de Economia da Universidade Pública da Agricultura e Silvicultura na Universidade de Mendel na República Checa. Actualmente é Delegado do Governo da República da Guiné-Bissau junto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau).  Desempenhou funções de Inspector Geral no Ministério dos Transportes e Telecomunicações (2011-2017), Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (ARN-TIC), (2017-2018), Inspector e Assessor Técnico na Secretaria de Estado dos Transportes e Telecomunicações (2011-2017) na República da Guiné-Bissau, Director de Exportação para a Europa Central e Leste, no Grupo Tatoma S.L. no Reino de Espanha (2007-2009)  e Director de Produção na UNICOM Agro A.S. na República Checa.

DETALHES:

Data: Quarta-Feira, 15 Março 2023
Hora:
17h00 – 18h30
Local:
Auditório Don Bosco, Universidade de São José, Macau (USJ)
Língua: Português

*Evento fechado ao público externo.

Organização: Gabinete de Relações Internacionais da USJ
Moderador: Prof. Carlos Caires, Director da Faculdade de Artes e Humanidades, USJ