Master Programme

DuraçãoIdiomasCampus
2 Anos (Noite) Português Campus Ilha Verde

Este programa proporciona aos alunos conhecimentos e competências essenciais em áreas profissionais como o ensino, o serviço diplomático e os organismos internacionais voltados para a cultura e idioma portugueses.

O Mestrado de Estudos Lusófonos em Linguística e Literatura está estruturado em duas áreas de especialização, a Linguística e os Estudos Literários. Os alunos qualificados em cada área podem fazer duas disciplinas aprovadas da outra especialização. Em ambas as especializações, os alunos estudam módulos específicos de teoria e metodologia, depois estudam módulos mais abrangentes sobre a área de especialização antes de se prepararem para a dissertação de conclusão do curso.

A especialização em Linguística possui duas áreas temáticas. A primeira, Sociolinguística, estuda as dimensões sociais e geográficas das variantes do português e do português crioulo, especialmente na Ásia. O nosso programa é inovador, já que inclui um módulo especial dedicado ao português Crioulo de Macau, Patuá. A segunda área temática aborda a Aquisição e Transmissão da Linguagem.

A especialização em Literatura aborda as trocas multidirecionais entre as literaturas dos países lusófonos e os territórios onde o português é uma das línguas oficiais. As literaturas em português serão consideradas a partir da perspectiva das abordagens combinadas dos Estudos Comparativos, Literários, Culturais e Pós-coloniais.

A coordenadora desta especialização é  Tânia Ribeiro Marques.

Os alunos do Mestrado em Estudos Lusófonos em Linguística e Literatura detêm o estatuto de estudante a tempo inteiro durante os 2 anos do curso.

Student Experience

• Os alunos aprendem sobre o português crioulo de Macau, Patuá.
  • Os alunos familiarizam-se com a dinâmica da pesquisa e do debate académico, com vista ao enriquecimento do diálogo entre as diferentes abordagens.
  • Os alunos familiarizam-se com a História de Macau e as complexas relações entre culturas, e a perspectiva da autopercepção e construção da identidade

Career Opportunities

• Ensino
  • Comunicação Social
  • ONGs
  • Negócios

Typical Applicants

• Pessoas fluentes em português escrito e oral

Admissions Information >

Study plan & description of modules

Para ver a aprovação do governo do programa [em chinês e português] clique aqui.

Clique em qualquer módulo específico abaixo para ver a sua descrição.

Modules

Year 1